Rodrigo Machado da Encarnação                     Prática                Projetos





Rodrigo Machado da Encarnação (Porto, 2003).
Frequenta o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIArq) na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
Focado na relação entre as pessoas e o espaço, é no campo da arquitetura e da fotografia que desenvolve a sua prática artística.
O seu trabalho tem vindo a integrar as exposições anuais da FAUP, tendo marcado presença nas edições de 2022, 2023 e 2024 (em exposição).
Destaca-se a participação na “Anuária 23 'Liberdades'” (2024) com os projetos: “LAPA - Habitação Plurifamiliar”, o ensaio teórico “A procura por uma distância - Da construção do abismo ao reaparecer das luzes”, e ainda o projeto fotográfico “Decoupage” realizado no Bairro do Bom Sucesso, atualmente em foco na participação na segunda edição do Project Rooms.





“A minha prática artística centra-se na relação entre o ser humano e o espaço. O espaço como suporte de relações, entre pessoas e entre estas e o que as rodeia, da natureza ao meio urbano.

   Navegando maioritariamente no campo da arquitetura, a prática projetual é movida pela constante procura do espaço capaz de abrigar, não só no sentido primordial da palavra, mas de acolher a expressão da individualidade de quem o habita.

    O espaço que contempla a apropriação.

   A fotografia surge numa fase mais madura do processo criativo, como ferramenta de análise e introspecção. Vejo na fotografia a capacidade de congelar momentos e circunstâncias, de levantar questões através da educação do olhar, passar de olhar a efetivamente ver. A repetição de tomadas de vista, de objetos, obriga a procura da diferença.

    Confronta o observador com uma realidade ignorada, introduz o olhar crítico.”
  r.machado.encarnacao@gmail.com