A procura de uma distância    Da criação do abismo ao reaparecer das luzes
FAUP
2023—2024





















Em contexto académico, foi proposta uma reflexão sobre o processo criativo próprio, na procura de um tema de investigação teórica. “A procura por uma distância — Da criação do abismo ao reaparecer das luzes” foca-se no conhecimento como ponto de partida para a criação artística, e no processamento do mesmo nos nossos campos consciente e inconsciente. A obra como decantação final de uma constelação de referências.





“Vivemos num mundo repleto de informação, de estímulos, que procuramos ou aos quais somos expostos involuntariamente pela nossa experiência quotidiana.

Como é que o mundo que nos rodeia influencia o nosso processo criativo?

Este trabalho pretende explorar de que forma toda esta informação – a nossa rede infinita de referências –, influencia o processo criativo e de que estratégias dispomos, consciente ou inconscientemente, para as domesticar e aplicar no projeto de arquitetura.

Propõe-se, portanto, uma análise do processo criativo em três momentos distintos, mas não autónomos. Três distâncias de análise. Três fases de preparação dos campos consciente e inconsciente necessários à produção artística e arquitetónica.“